Reconhecimento da Visão monocular fará parte do Calendário Oficial do Paraná.

Instituir no Calendário Oficial do Estado dia 5 de maio como ‘o Dia da Pessoa com Visão Monocular’ é o que propõe o projeto de Lei 288/2020. De autoria do deputado Alexandre Curi, em conjunto com o colega parlamentar Ademar Traiano, a 1ª discussão e votação foi realizada nesta terça-feira (19/05), sendo aprovado e pautado para 2ª votação nesta quarta-feira.

A data, conforme justifica Alexandre Curi, foi escolhida pela relação com o fato de que o Superior Tribunal de Justiça (STF) reconheceu a inclusão social das pessoas que “padecem desta deficiência”, em todo território nacional, justamente no dia 5 de maio, em 2009. Entendida como a cegueira de um dos olhos, a deficiência é reconhecida no Paraná pela Lei nº 16.945/2011.

“A Organização Mundial da Saúde [OMS] classifica a perda da visão em um dos olhos como deficiência visual. Considera que isso traz limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais. Além disso, infelizmente estas pessoas sofrem discriminações”, explica Curi. “Nosso projeto prevê conscientizar a população e promover ações que evitem a postura discriminatória”, completa.

A proposta elenca as definições e causas desta cegueira de um dos olhos e aponta limitações impostas pela visão monocular. Disso a tratativa para trabalhar, ainda, a inclusão social de pessoas com a deficiência. “É necessário que o Poder Público atue em defesa destas pessoas. Nisso está o nosso trabalho em defesa dos paranaenses”, defende Curi.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

    Escute a