A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhão, na região dos Campos Gerais do Paraná, está investigando um surto de diarreia, também conhecida como gastroenterite, na cidade. Pelo menos 500 moradores relataram o caso entre domingo (17) e esta quinta-feira (21).
A gastroenterite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que afetam o estômago e o intestino.
De acordo com a prefeitura, os moradores que procuraram as unidades de saúde ou fizeram consultas online relataram sintomas de diarreia, vômito e, em alguns casos, até febre.
Uma das suspeitas é de que o problema possa ter surgido por causa de uma possível contaminação na água. As outras hipóteses é de que possam ser indícios de outras doenças como rotavírus e dengue.
Para tentar identificar o problema, a administração municipal criou um grupo no WhatsApp para monitorar todas as pessoas que passaram mal. Até esta quinta-feira (21), 150 pessoas estavam no grupo. Algumas com sintomas leves, outras com sintomas moderados e três pacientes que estão internados em um hospital da cidade.
Quem tiver algum sintoma, pode solicitar informações pelo número (42) 9 8403-0800.
O que diz a Sanepar
Sobre a possibilidade de contaminação na água, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que as análises feitas na água distribuída para os moradores da área urbana de Pinhão confirmam que ela está dentro dos padrões de potabilidade, definidos pelo Ministério da Saúde.